Dicas para estudar!

14:09





Oii Galera!
Este ano farei o último ano no ensino médio, e já estou começando a me preparar para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e quando nos preparamos para um prova que muito exige esforço e dedicação, é difícil começar sozinha (o) não é mesmo? Ficamos perdido sem saber por onde começar, oque estudar primeiro, etc... Como este é o meu caso, procurei vários dicas na internet de como começar a estudar sério para o vestibular, vem comigo!

✔ Faça um cronograma de estudos 




Primeiramente, procure os temas que mais caem nas provas do Enem, você pode encontra-las no site Guia do Estudante  . Depois faça uma lista ou tabela separando os dias que você vai dedicar para aprender aquela matéria ou fazer exercícios, etc... 

 Fiz uma listinha onde cada dia da semana ,estudo um tema de cada matéria; como por exemplo a segunda-feira ,onde estudo ciências humanas e suas tecnologias , tema 1- Movimentos sociais ao longo dá história ; se na próxima segunda-feira eu ainda não tiver entendido o primeiro tema, continuo nele, se já tiver aprendido ,vou para o próximo, que seria Tecnologia e seu impacto na vida social política... E por aí vai ! 

✔ Use a internet ao seu favor 


 Com disciplina e foco, conseguimos deixar por algumas horas às redes sociais de lado e se dedicar ao estudos, mas também podemos usar a internet à nosso favor . Existem vários canais no YouTube de vídeo aulas que podem ajudar muito na hora daquela dúvida .

✔ Separe um caderno para resumos e exercícios 


Só ler a matéria não ajuda muito, podemos aprender muito mais escrevendo aquilo que acabamos de estudar ,sim isso já foi comprovado cientificamente haha então separe um caderno que não esteja usando muito e faça pequenos resumos por conta própria, escreva aquilo que entendeu do tema depois veja se está correto! 

✔ Use marcadores coloridos 


Usar canetas e marcadores de texto ajuda a entender melhor a matéria, assim você não se perder e marca as partes mais importantes dos textos. 

✔ Peça ajuda de amigos e familiares para não perder o foco


É muito importante manter o foco, mas todos nós sabemos que á qualquer hora o desânimo pode e irá aparecer ,então peça ajuda de seus familiares para que eles ,de um forma legal, incentivem você á continuar; que eles perguntem como vai os estudos e se você está entendendo tudo certinho, assim você não perde o foco ! 

✔ Não decore, aprenda!


Muitas pessoas acham que se decorar uma certa lição ou um texto aprendeu algo, entenda realmente oque você está lendo, se não entendeu alguma coisa , pesquise, peça ajuda, assim automaticamente você terá decorado

✔ Tire intervalos entre os estudos

É importante dar aquela pequena pausa quando estuda demais, pois tudo que é demais faz mal, não se esqueça de se alimentar corretamente. Para ajudar á criar uma rotina certinha de estudos, coloque o celular para dispersar no horário que irá iniciar os estudos, no pequeno intervalo ,e para despertar quando terminar aquele tempo determinado de estudos!


Gostaram das dicas? Comentem e bons estudos e boas provas! 

Beijos! 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei as dicas! Quando eu tava estudando pro ENEM, há seus bons 6 anos quase, era bem largada hahaha eu estudava o normal que estudava pro colégio, e também fazia uns resumões das matérias dos anos anteriores. Daí nem planejava nada, fazia conforme dava e no fim deu certo hahaha acho que agora, com vídeo aulas, é suuuuper legal apostar nisso! Pra faculdade uso sempre, junto com resumos e muuuita caneta colorida e post it x)
    Bons estudos! :D

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adora usar canetas colorias porque quando vou ler sei que o que esta colorido é mais importante, ótimo post

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo as dicas, esse ano vou fazer o enem, e estou meio apavorada pois nunca fiz. Vou tentar me programar assim, quem sabe me ajude também! Beijos <3

    Vem visitar meu blog? ♥
    www.super-caprichada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Subscribe