Frida Kahlo!

15:48

Oii Galera?
Vocês já ouviram falar da Frida Kahlo? Pois é ,eu também não à conhecia, mas de tanto ver varias pessoas falando sobre ela na internet, fotos e tudo mais fui dar uma pesquisadinha para saber quem é está mulher que está cada vez mais inspirando as pessoas, e vou falar para vocês, que mulher!

Frida Kahlo erá unica e intensa, considerada uma mulher a frente de seu tempo e cheia de vida, mesmo com todas as dificuldades que precisou enfrentar, desde doenças a traições, e se tornou, ao longo dos anos e até depois de sua morte, um ícone das artes e do universo feminino. Sendo está maravilhosa pessoa ,separei alguns fatos que iram te inspirar deste exemplo de mulher .

Via beleza nas tragédias

inspiração de Frida para suas pinturas e fotografias, vieram de suas angústias e dificuldades em lidar com sua própria condição. Quando criança, Frida contraiu poliomielite e logo depois, em 1925, a artista sofreu um acidente em que teve múltiplas fraturas e precisou fazer 35 cirurgias. Foi nesse período, em que ficou presa à sua cama e com problemas na coluna, que começou a pintar e retratar suas angústias e frustrações em suas criações.

Suas deficiências ela transformou em estilo

Cheias de cores e  florais, as roupas de Frida Kahlo viraram tendência e ícones de estilo e até ganharam exposição e livro só para elas. Enquanto, na verdade, sua autenticidade era uma forma de esconder suas deficiências provocadas pelo acidente, em 1925, e pela poliomielite que teve quando pequena, que deixou sequelas em seu pé esquerdo. Seus sapatos, inclusive, eram adaptados exclusivamente para ela, com um salto maior do que o outro para nivelar sua altura. Seus ‘corpetes’, na verdade, eram coletes ortopédicos.

Sofreu três abortos 

Após muitos altos e baixos na carreira e na vida com Diego Rivera, Frida sofreu três abortos, enquanto tinha a esperança de ser mãe e constituir uma família completa ao lado do marido.

Morreu aos 47 anos
Na madrugada do dia 13 de julho de 1954, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon foi encontrada morta dentro de casa. Ela tinha 47 anos. As últimas palavras foram encontradas em seu diário: “Espero alegre a minha partida – e espero não retornar nunca mais”. O caderno com diversas anotações secretas da artista virou livro.
Foi capa da revista Vogue
Em 2012, A Vogue México deixou de lado as modelos para sua capa de novembro e estampou a publicação com ninguém menos que a pintora Frida Kahlo (1907-1954). Quase 60 anos após a morte da artista mexicana, com imagem feita pelo fotógrafo Nickolas Muray, Frida estampa pela primeira vez a capa de uma revista de moda.

O ícone do feminismo
Frida não pintava sobre o feminismo em si.  Durante muito tempo desempenhou o tradicional papel da mulher submissa, casada e do lar, vivendo à sombra do marido, sem dedicar-se à carreira como pintora talentosa que era. Aguentou as traições de Rivera, divorciando-se mas voltando a casar-se com ele. Por que Frida se tornou um símbolo feminista e de liberdade, então? Por diversos motivos:

FRIDA QUEBROU TABUS

Exótica e excêntrica, Frida Kalho quebrou tabus contrariando a expectativa da família, da sua mãe mais especificamente, casando com Diego, um homem de ideal político, religião e estética diferentes do esperado por essa.

NÃO SE IMPORTAVA COM PADRÕES ESTÉTICOS
Frida Kahlo é extremamente conhecida por sua “monocelha” e por seus pelos salientes no busso. Além disso, ela não tinha o corpo saudável e idealizado pela sociedade na época. Ela não se encaixava nos padrões estéticos, sabia disso e não fazia questão alguma de se encaixar!

A VESTIMENTA TEHUANA DE FRIDA


Frida tinha uma vestimentatehuana, típica de mulheres mexicanas que carregavam a reputação por sua independência econômica e pessoal. Mesmo nas suas viagens para outros países, onde sua vestimenta era exótica, ela manteve sua expressão identitária através das roupas.

DESTACOU-SE NO MEIO ARTÍSTICO COMO RECONHECIDA PINTORA

Ainda enfrentamos extrema dificuldade em nos destacarmos no mercado profissional, devido à desigualdade com que os gêneros são tratados. Homens recebem mais do uma mulher no mesmo cargo e com a mesma qualificação. Agora, imagine na época de Frida!
Ainda assim, a artista conquistou o seu espaço e destacou-se em seu meio, em que o trabalho de homens era mais valorizado e, naturalmente, prevalecia. Muito da visibilidade das obras de Frida foi reflexo do esforço/apoio das feministas da segunda onda feminista (entre os anos de 60 e 70) em divulgar seu trabalho.
O interessante é que, mesmo sendo reconhecida e renomada pintora, Frida não alcançou uma representatividade tão grande comparando aos homens. E esse nada mais é do que um reflexo do machismo também no mundo das artes.

Frases de Kahlo 

“A dor, o prazer e a morte não são mais do que o processo da existência. A luta revolucionária neste processo é uma porta aberta à inteligência”

“Doutor, se me deixar tomar essa tequila, prometo que não vou beber no meu funeral”

“Ao fim do dia, podemos aguentar muito mais do que pensamos que podemos”

“A vida insiste em ser minha amiga, e meu objetivo meu inimigo”

“Não há nada mais bonito do que o sorriso!”

“O que não me mata, me alimenta”

“Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, apenas minha própria realidade”.

“Nada é absoluto. Tudo muda, tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece”

“A beleza e a feiura são uma miragem, pois os outros sempre acabam vendo nosso interior”

“Tentei afogar minhas mágoas, mas as malditas aprenderam a nadar, e agora estou sobrecarregada com essa decente e boa sensação”

Que Frida viva em nós! 


VIVA, FRIDA! Viva em mim, na menina que não atende ao padrão estético e na mulher que não pode ser mãe ou simplesmente não o quer. Viva na mulher que precisa enfrentar um mercado de trabalho que valoriza mais o homem e na mulher que ama e se relaciona também com outras mulheres.
Viva naquelas que não têm o corpo saudável, que possuem limitações físicas mas mesmo assim se superam dia a dia. Viva na mulher, que além de sofrer por isso, sofre por ser negra. Viva, Frida, em todas nós com tua força, audácia e paixão!

Essa mulher agora é uma das minhas fontes de inspirações com certeza, e espero que a de vocês também! Espero que tenham gostado do post, não deixem de comentar! 
Beijos! 

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe