D.I.Y - Mochila Jeans

09:12

Oii Galera!
Quando postei aqui o primeiro "Look do Dia" (para ler o post é só clicar Aqui ) e nele usei minha mini-bag vocês gostaram bastante e pediram o passo a passo dela, (que já venho adiantando que é super fácil de fazer) então hoje trago o D.I.Y  de como fazer a sua própria mochila Jeans ou mini-bag's ! Vem comigo!



- Uma calça Jeans velha (peguei algumas que meu pai não usava mais haha ) ;
- Tesoura; 
- Linha e agulha (ou se preferir passe as costuras na máquina de costura) ;
- Ziper;
- Alfinete;
- Giz ou alguma caneta para marcações ;
- Fita métrica ou régua ;

Como Fazer:

Primeiro, iremos abrir a calça ao meio; corte na linha das costuras das duas pernas e no cós, assim como mostra a imagem.
Depois, ao abrirmos uma das metades da calça, iremos "desenhar" o formato que queremos para a mochila. Recorte e certifique-se de que está do mesmo formato nas laterais; para isso é só dobrar o pano ao meio, ai então é só deixar tudo por igual. Lembre-se de cortar 2 peças iguais para frente e costas. 


Com o restante da perna da calça, medi mais ou menos a altura da lateral e a largura. Lembre-se, o tamanho que você deixar a largura das laterais, irão determinar a profundidade da bolsa, ou seja, ela irá ficar mais estreita ou mais larga. 
  Cortei as duas laterais com 9 cm de largura e 33 cm de altura cada uma. 
 O fundo da bolsa também terá 9 cm de largura e 26 cm de altura. Cortei duas peças para o fundo para ficar bem reforçado, mas se preferir, corte somente um pedaço. 
 E para a parte de cima onde irá o zíper, cortei um pedaço com também 9 cm de largura e 26 cm de altura (o fundo da mochila e a "tampa" devem ter as mesmas medidas)

*lembre-se: Serão duas peças para lateral (uma em cada lado) e duas peças para frente e verso da mochila*


Agora é só costurar as laterais como mostra a imagem com os tracejados. Você pode tanto costurar a mão, ou se tiver máquina de costura será ainda melhor e mais rápido. Eu optei pela máquina de costura mesmo, passando toda a peça em ponto reto e depois no ziguezague para dar mais firmeza. 

 Com a outra parte da perna da calça , tirei a medida do tamanho que eu queria para a alça (você pode fazer do tamanho que quiser ) , e de largura, deixei com 5 cm. Para dar um acabamento legal, dobrei as laterais para dentro assim como mostro na imagem, e passei a costura reta em cima da beirada. Fiz a mesma coisa em um pedacinho menor para ser a alça.
Agora, com as alças já prontas, vamos para o zíper. Pegue a "tampa" da bolsa, e recorte ao meio o tecido para que assim, o zíper seja costurado; ao medi-lo do tamanho certinho da "tampa " da bolsa, pegue um pedacinho de retalho, e costure várias vezes dos dois lados do zíper com o ponto reto e o ziguezague, para que ao abri-lo, ele não escape.

Com o zíper medido tudo certinho, é só vira-lo de "cabeça para baixo" com o tecido para cima, ou seja, o zíper deve ficar  de "frente" para uma das partes da "tampa" da bolsa, assim como mostra na primeira foto; ao posiciona-lo certinho, é só passar a costura reta na beirada, juntando o zíper e o tecido. Faça assim com as duas partes da "tampa" da bolsa. 
  Agora já sabemos onde iremos costurar tudo assim como mostro com os números, mas antes de tudo vem a alça!

Antes de costurar a "tampa" e o fundo da bolsa, posicione as alças no lugar certinho de onde você for querê-las, com o auxilio de alfinetes, deixe tudo preso em seu lugar. Depois de tudo posicionado, pegue a parte do zíper e o fundo da bolsa e posicione-os em seu lugares certinhos também, agora é so costurar tudo junto!

Depois de costurar tudo, é hora de fechar a parte de baixo costurando/juntando as partes que mostra em tracejado. 
 Antes de mais nada, abra o zíper para que depois de costurar a parte da frente da bolsa, você consiga vira-la do avesso!
Para dar um charme a mais, cortei o bolso da calça e costurei na parte da frente da bolsa, assim fica ainda mais a cara de uma bolsa jeans!

Coloque as alças para a parte de dentro e messa a parte da frente para verificar o tamanho se está tudo certinho e passe a costura reta e depois o ziguezague para firmar bem . 


Prontinho ! 

Ficou uma lindeza não é? Quem diz que essa mochila era uma calça jeans velha? Eu adorei! E vocês? É perfeita para dar aquela diferenciada no look para a escola ou dar aquele toque despojado em outros looks!
  Da para fazer em outros modelos e em tamanhos diferentes !
Comentem oque acharam! 
Beijos!

You Might Also Like

7 comentários

  1. Nossa, ficou muito legal! Achei fácil de fazer, o ruim é ter que costurar mesmo haha o lado bom é que ela combina com tudo!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adooorei a ideia <3. É uma forma bem econômica de ter uma mochila jeans e realmente reaproveitar material.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Achei linda muito bom aproveitarroupas velhas idéias maravilhosas

    ResponderExcluir
  5. Achei linda e super fácil de fazer, estou quase acabando a minha. 😊

    ResponderExcluir

Subscribe