Girl Power! O Dia Internacional da Mulher

10:30


Oii Galera!
Sei que sumi por mais tempo que deveria não é? Quando acho que vou ter aquele tempinho para postar aqui no blog, acabo tendo que fazer algo ,ou alguns probleminhas de saúde aparecem... Mas hoje, venho com um post que não pede, mas manda arranjar um tempinho na rotina para que seja publicado, afinal, você sabe como o dia da mulher foi decretado? Vem comigo!

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.



"Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha, minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser"
-Renato Russo
Gostaram do post? Comentem!
Beijos! 


You Might Also Like

3 comentários

  1. Oii!! Feliz dia da mulher. Para celebrar esse dia fiz um post de musicas empoderadoras, estou convidando você para dar uma olhadinha https://madeiinlua.blogspot.com.br/2017/03/top-8-musicas-empoderadoras.html. Adorei o post. <3

    ResponderExcluir
  2. Yay, feliz dia da mulher! Adorei a linha do tempo, tava procurando na internet mas achei super confuso e aqui tu fez tudo bem bonitinho *-*

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz dia da Mulher ! Q bom que gostou flor <3
      Bjs

      Excluir